Quem sou eu?

Como a vida muda…

Queria ser perfumista, mas acabei na faculdade de administração de empresas. Uma coisa leva a outra e fui trabalhar em banco. Foram mais de 6  anos. Trabalhei num banco brasileiro e depois no maior banco do mundo. Morei em Nova York, com 23 anos, recém saída da barra da saia da minha mãe. Foi uma experiência maravilhosa. Mas minha alma nunca esteve nesta área. Sempre quis algo mais intuitivo, artístico, sensível. Foi então que comecei primeiro a trabalhar como joalheira em 2001 e depois como fotógrafa em 2003.

Quando comecei o blog tinha 36 anos, estava bastante envolvida com a fotografia e minhas jóias. Em 2012 acordei no dia de ano novo com a seguinte decisão – não podia mais fugir da minha eterna paixão pela gastronomia. E começou uma nova rota. Me inscrevi no curso técnico de gastronomia no Atelier Gourmand onde buscava técnica para embasar a minha cozinha da alma. E aos poucos fui lapidando meu sonho – não perdi nenhuma das minhas mais de 70 aulas no Atelier, pratiquei muito em casa e ao final do curso cheguei a conclusão de que não podia mais fugir, meu trabalho ia mudar mais uma vez. Chorei muito na última aula. A turma era ótima, os professores queridos demais.

Foi uma decisão doída, gosto demais de fotografia, especialmente das crianças lindas que passaram pelas minhas lentes. E a cozinha me chamou de vez. Apesar de amar todo tipo de comida, meu coração sempre bateu mais forte pela gastronomia saudável, e a paixão por nutrição sempre norteou minhas leituras e pesquisas.

Em março de 2013 fui para mais uma grande aventura, o curso de Raw Food Chef no Living Light Institute em Fort Bragg na California. Lá o coração bateu forte, forte. Era esta a culinária que eu queria ensinar e viver no meu dia a dia. A culinária saudável, sustentável e FELIZ.

E aos 40 anos posso dizer – Sou chef de cozinha natural, fotógrafa, joalheira, blogueira, escritora. E o mais importante mãe, esposa, filha, bailarina amadora e yogi.

Sempre é tempo para se reinventar! E nunca, mas nunca é tarde para descobrir um novo trabalho e tomar um novo rumo na vida.

Obrigada pela visita e espero que goste!

Renata

37 comentários sobre “Quem sou eu?

  1. Maria Eliana Ferraz disse:

    Oi Renata,

    Legal achar vc no Facebook. Não mudou nada!E se tornou uma mulher muito interessante! Te escrevo porque sou uma negação na cozinha, mas agora chegou a hora de começar a fazer alguma coisa. Estou interessada em aprender. Você pode me dar dicas de coisas saudáveis e fáceis de fazer, afinal sou uma principiante.
    Obrigada,

    Beijos

    • renatarea disse:

      Oi Eliana,

      Tudo bem? Saudades dos tempos de escola né?
      Bom, cozinha é prática e interesse, no início pode parecer que nada vai dar certo… mas já vi vários casos de pessoas que aprenderam e muito! Recomendo vc comprar um livro básico e praticar… Tem o da Cordon Bleu de técnicas culinárias, que é muito bacana, um verdadeiro curso. Mas o que fará toda diferença é testar as receitas.
      Outra coisa legal, sao alguns cursos na Wilma Kovesi e no Atelier Gourmand.
      Me fale quando colocar a mão na massa!
      Bjs
      Re

  2. Juá Nakutis disse:

    Olá Renata!

    Meu nome é Juá Nakutis e estou trabalhando em conjunto com a Marina (@santahelena) e com o Ian (@ianblack), copiados neste email, em um projeto para a Bonafont.

    Nós queremos te convidar a participar da Experiência Bonafont, que propõe que você tente tomar 2L de água por dia durante 15 dias e sinta os benefícios que isso pode trazer ao seu corpo.

    Caso queira conhecer mais sobre esse projeto, basta acessar http://www.experienciabonafont.com.br/. Se gostar do que viu por lá, por favor dê um reply neste email confirmando seu endereço, que lhe enviaremos um Kit com um pack de águas Bonafont, uma vale massagem e mais informações sobre a Experiência Bonafont.

    Um abraço,

    Juá Nakutis
    jua.nakutis@gmail.com

    • renatarea disse:

      Oi Juá… só retomei o blog agora, e só entao li sua mensagem. Aceito super participar… Estou reiniciano meu projeto “slim down” amanhã…
      Meu endereço é Rua Padre Joao Manuel, 1229 ap 51 cep 01411-001.

      Abraço,

      Renata

  3. Fabiana Sommer disse:

    Ola Renata!
    Sou a Fabiana, filha da “tia Nilza” do Paineiras, lembra?
    Nos encontramos em uma festa infantil e vc passou seu cartão para minha mãe, mas ela procurou, procurou e não conseguiu encontrar. Então, recorri ao seu blog.
    Como estou procurando uma profissional para fazer as fotos do aniversário das minhas filhas, lembrei logo em vc. Afinal, nada melhor que uma pessoa que já conheço e que apesar do tempo, ainda tenho boas recordações.
    Fiquei encantada com seus pensamentos e acabei conhecendo mais de vc e com certeza gostei.

    Gostaria que entrasse em contato e quem sabe poderemos nos encontrar em uma data próxima, que será o niver das minhas filhotas e assim conversarmos pessoalmente.

    Grande abraço, muito carinho
    Fabi

  4. Val Campos disse:

    eu amei sua participação no programa Voce Bonita, onde posso encontrar o psyllium, obrigada, bjo
    Val campos

  5. Patricia Rosseto disse:

    Olá Renata, vi você no programa Você Bonita e gostaria de saber onde posso encontrar a fibra de psyllium em São Paulo. Adorei a receita da sobremesa e gostaria de fazer.
    Obrigada e abraços

  6. Lia Damo Dedecca disse:

    Oi Renata,
    meu nome é Lia e vi seu blog por meio do Facebook de uma amiga minha de infância. Tenho um filho de 10 meses e apesar de não saber cozinhar absolutamente nada, agora gostaria de preparar suas refeições. Porém gostaria que elas fossem o mais saudável e natural possível. Você teria algum livro de receitas para me indicar. Obrigada.

    • renatarea disse:

      Oi Lia, voce esta comecando numa idade maravilhosa!!! Eu nao tinha conhecimento da culinaria crua quando meus filhos eram pequenos. Mas sempre tentei dar alimentos mais naturais. Quando ele começar a ter uma vida social se prepare para dar uma flexibilizada sem deixar seus preceitos de lado. Tente nao sofrer, rsrsrs. Eu mesma ainda fico nestas questoes – o que deixar e o que nao deixar… Alguns livros para voce ler – De bem com a Natureza, de Conceiçao Trucom, nao precisa seguir tudo, mas pode usar algumas refeiçoes como as sugeridas por ela. Outro livro é o Mamae eu quero da Sonia Hirsh. Nao conheço muitos outros. Mas va dando uma olhada no blog, eu sempre posto algumas dicas. Bjs

  7. Regiane Correa disse:

    Oi Renata, adorei sua participação no programa Você Bonita, sua idéia do chips de couve e aquela bolinha de cereal parecem ser incrivéis e muito saborosas, vou fazer em casa e posto no facebook depois. Obrigado por suas receitas, vou usar muito no meu dia dia em casa pra minha família, bjos.

  8. Margareth disse:

    oi Renata , adorei sua participação no Vc Bonita, gostaria de saber o nome da frutinha (rica em vitamina C)e se é fácil encontrar aqui em sampa?Bj

    • renatarea disse:

      Oi Margareth! Que bom que voce gostou! Dia 27 estarei lá novamente com mais uma receita gostosa! A Goji Berry é maravilhosa, anti oxidante poderosa, riquíssima em vitamina C. Eu compro no My Yoga, na Al. Franca, 444. Beijo

  9. Marisa disse:

    Olá Renata, gostei te conhecer num momento de um café descontraído, estou adorando seu blog com dicas valiosas para uma alimentação mais saudável!
    Beijo
    Marisa

  10. marcela disse:

    oi Renata assisti vc no programa voce bonita e fiquei desejando aquele bolo….kkkk estou gravida de 7 meses e nao estou comendo gluten… vc falou q pode trocar pela farinha de arroz… a quantidade e a mesma da farinha de aveia??? e a cobertura a troca do tofu pela biomassa de banana verde qual a quantidade… obrigada e adoro suas receitas o chips de couve e o meu favorito… abracos… Marcela

  11. Silvia disse:

    Renata, adorei te conhecer no programa Você Bonita.
    Você poderia repetir a receita de como fazer o leite de aveia ? Desde já, te agradeço muito. Bjs

    • renatarea disse:

      Silvia, muito obrigada! Siga minha pagina no facebook Renata Rea – Natural Lifestyle, la tem varias receitas também. Acabei de postar a do leite de aveia. Qualquer duvida me fale. Bjs

  12. Sonia Sanches disse:

    Parabéns…. Estou precisando dessa coragem para mudar e correr atrás dos meus sonhos, essas suas palavras me incentivaram e mostraram que nunca é tarde!!!! Beijos e Obrigada

  13. renatasabo2013 disse:

    Oi Renata, mandei hoje cedo uma mensagem para você elogiando a sua atitude e seu post, mas nem me apresentei. Também sou Renata e também adoro culinária e fotografia. Sou amiga de amigas suas e só cheguei em você por causa delas, a Joana Cochrane é quem postou no Face o seu link. Gostei muito de seu blog e especialmente ao que escreveu de sua viagem. Quem sabe um dia eu também consiga fazer esse mesmo programa unindo culinária, viagem e fotografia. caso tenha informações para me passar eu adoraria. beijos

  14. renatasabo2013 disse:

    Oi Renata, sou eu outra vez. Desculpe te mandar tantos recados num dia só, mas é que tenho que dizer que a cada minuto que passa, lendo seus posts do blog fico mais encantada com vc. Me identifiquei muito com vc. Gosto de muitas das coisa que vc também gosta: sou fanática por leitura, devoro livros de culinária, de vida saudável, de nutrition, etc. Também escrevo diariamente. Gosto demias de fotografar. Sou chef formada pelo Cordon Blue e amo cozinhar, experimentar novas receitas e dividir com quem eu gosto tudo o que eu sei e adoro. Semana passada decidi mudar meus hábitos e por definitivo ter uma vida mais saudável – optei por colocar em prática tudo o que aprendi, li, já experimentei, etc. Inclusive estou tentando criar um blog (estou tendo certa dificuldade com isso, mas chegarei lá). Por sermos parecidas em tantas coisas, inclusive o nome, tomei a liberdade de te escrever. Beijos

    • renatarea disse:

      Oi Renata, que prazer ter você lendo meu blog! E dou a maior força para voce se cuidar e começar o seu!!!! Acho que o blog dá disciplina para cozinhar e escrever. Quanto ao curso na Espanha, siga dois blogs muito legais – o Tartine Gourmande e o Canelle et Vanille, elas dão workshops pelo mundo. O duro é conseguir a vaga. A inscrição deste começava as 9 horas do horario de NY. Eu fiquei sentada na frente do computador tentando me inscrever desde as 8.59 e consegui. As inscriçoes se esgotam em menos de 5 minutos! É um furor… Kkkk. Esta viagem valeu muito pela fotografia, pelas companhias e pela comida maravilhosa. Mas não era tudo natural não. Um break sempre é bom! Vamos nos falando e vai em frente!

      Beijos,

      Renata

  15. leila n blauth disse:

    Oi, Renata, tive o prazer de conhece-la hoje no Programa Voce Bonita, achei legal a salada de abobrinha, e chips,etc.Depois do Programa fiquei navegando no face e blog.Mas percebi que é dificil achar ingredientes,etc. moro em Balneario camboriu,em SC, tenho 57 anos e vivo em função de perda de peso saudavel… é dificil,,e este ano espero conseguir 15kg a menos.mas admiro muito quem entende tudo de culinaria…sucesso…obrigada.
    Leila

    • renatarea disse:

      Leila, tudo bem? Há um site chamado Asia Shop que entrega em vários lugares. Talvez entregue aí também. Não se prenda a ingredientes, sempre podemos fazer substituições e o mais importante de tudo é usar legumes e verduras de formas variadas para não enjoar. Uma mesma verdura pode ser usada para fazer uma salada, servir como “panqueca” para um rolinho recheado de legumes, se tornar base para um suco verde… Botar a criatividade para trabalhar para você! Bjs e boa sorte!

  16. Sabrina disse:

    Olá, Renata! Assisto sempre suas apresentações no programa Você Bonita. Gostaria de saber a marca e onde encontrar o espiralizador de legumes. Obrigada!

  17. renatarea disse:

    Oi Rosimeire, nao usei de beterraba e sim de feijao há mais de dois meses… comprado no mercado. Fique de olho no blog que em breve farei um post sobre brotos. Abraco

  18. Luiza disse:

    Olá Renata!
    Gostaria de conversar com você a respeito de cursos e workshops para trazer para minha cidade!

    Por favor me informe como posso te contatar.

    Obrigada!

  19. Yu disse:

    Oi Renata!

    Sabe aquela sensação que de repente você um blog com a cara do que cv acha lindo, e o perfil de uma pessoa na qual vc se identifica assim pelo primeiro post que leu! Então, te achei!
    Tenho uma trajetória dessas também, que um dia não teve jeito, tô aqui agora mergulhada na minha paixão, que é a culinária saudável. Tenho pesquisado e experimentado bastante sobre a culinária viva, fiz uns cursos e estou apaixonada. Introduzindo aos poucos no dia a dia.
    Tenho um blog também! É novo e tímido ainda, mas espero partilhar bastante das minhas experiências também.
    Gratidão por partilhar!

    Yu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s