Chips de Couve e 3ª participação Programa Voce Bonita 02/05/2013

Feche os olhos. Pense em algo crocantinho, fininho, gostoso. Abriu e pensou… vou engordar… vou comer algo pecaminoso. Errado! Apresento-lhes o maravilhoso chips de couve!

Não consigo me lembrar onde vi esta receita pela primeira vez… mas testei sozinha, fiz couve cortada bem fininha e passada no azeite com sal e assei. Hum… me lembrou a couve crocante dos restaurantes chineses.

Resolvi testar com só com azeite e sal a folha inteira. E não é que ficou ótimo e minha filhota adorou? Marido ficou fanático, chegava a noite e perguntava, tem couve hoje??? Filhote também gostou.

Depois da minha viagem a California este ano, vi que o Kale Chips (uma verdura crespa que existe nos EUA que se presta muitíssimo bem ao Chips) estava super na moda, vendida em pacotinhos como se fosse um salgadinho. E a variedade??? Com curry, barbecue, italian, e por aí vai. Tem uma levedura chamada Nutritional Yeast que fica deliciosa com azeite sobre os chips. Ela parece um queijo ralado.

Eu já fiz no desidratador a versão RAW, mas demora pacas. Tenho feito no forno mesmo… Nem sempre consigo planejar para ter a versão mais saudável…

Quando fui chamada para o programa Voce Bonita pela terceira vez, logo pensei, que tal os chips de couve? Acho que o pessoal vai amar.

E lá fui eu criar uma nova receita.

Pensei nas sementes de abóbora com vitaminas A, B1, B2, E, Niacina, Ácido Fólico, e os minerais selênio, cobre, magnésio, zindo, ferro, manganês e cálcio. Achou pouco? Que tal dizer que é um ótimo vermífugo, faz bem ao coração, bom para pressão, auxilia na prisão de ventre, bom para a próstata e faz bem a pele, cabelo e olhos. Também poderia ter usado qualquer castanha – do para, de caju, noz pecan, nozes, avelãs, semente de girassol…

Juntei tomate seco em pó que preparo, sal, pimenta calabresa, orégano, manjericão, cebola em flocos e alho em flocos. Bati com água e fiz uma pastinha para colocar sobre as folhinhas e ficou delicioso também!

Como puderam ver, a receita é versátil, dá para adaptar, inventar, testar.

Vou postar a receita mas espero saber a versão de vocês!

Link para o programa PROGRAMA VOCE BONITA – CHIPS DE COUVE E ENERGY BALLS

iphone2013-5-0508

Chips de Couve Italianos

Ingredientes

1 xícara de sementes de abobora hidratadas por 6 horas

1 e 1/2 xícara de água

1 colher de chá de vinagre de maçã

1 colher de sopa de suco de limão

1/4 de copo de tomate secos hidratados por 1 hora ou 1/4 copo de pó de tomate desidratado

1 colher de sopa de temperos italianos – orégano, manjericão

1 colher de chá de alho em flocos (diminua se não gostar de temperos fortes)

1 colher de chá de cebola em flocos (diminua se não gostar de temperos fortes)

1/4 de colher de chá de pimenta calabresa

8 folhas de couve sem o talo cortadas em 4

Sal a gosto

Preparo

1) Lavar a couve e tirar o talo. Dividir em 4 pedaços

2) Coar as sementes de abóbora e lavá-las.

3) Bater as sementes com o vinagre, suco de limão e água até ficar um creme homogêneo

4) Adicionar os tomates secos, temperos italianos, cebola, alho, a pimenta e bater novamente.

5) Numa vasilha grande colocar o creme e a couve e massageá-la.

6) Deixar escorrer.

7) Numa forma com papel manteiga untado com azeite colocar as folhas de couve e cobri-las com o resto do molho se sobrar

8) Assar por aproximadamente 30 a 40 minutos em forno médio (180º C)  olhando para ver se ja está crocante. Varia de forno para forno.

Ela dura bons dias em potes de vidro bem fechados. Mas geralmente, de tão gostosas que são não duram mais que uma refeição.

Bon Appétit!!!

7 comentários sobre “Chips de Couve e 3ª participação Programa Voce Bonita 02/05/2013

  1. Fernanda disse:

    Renata, vi seu video por acaso e gostei demais! Já andei pelo blog todo e hoje começo a testar algumas receitas. Difícil dizer qual a mais atraente. Farei durante a semana o chips de couve e para isso vou preparar os tomates secos hoje, e aí vem minha dúvida: é possível triturar o tomate seco para virar pó? Eles ficam secos o suficiente? Os meus ficam um pouco suculentos e acho que não daria certo. Será que deixo ainda mais um pouco no forno para que ele saia com-ple-ta-men-te seco? Será que não queimará antes…? Tenho o moedor de café que uso pra triturar temperos, mas o meu receio é mesmo o ponto do tomate.
    Fora isso, super obrigada pela transmissão dos seus conhecimentos. É um grande prazer ver, aprender e fazer receitas tão saborosas e saudáveis. Fiquei bem feliz!
    Um abraço,
    Fernanda

    • renatarea disse:

      Oi Fernanda, que bom que gostou! Vem muito mais por aí. Eu desidrato os tomates no desidratador e eles ficam durinhos. Eu moo sim no moedor de cafe, devagar senao quebra… Tem gente que moe no liquidificador, tambem bem seco e aos poucos. Se vc deixar no forno bem baixo ate secar mais pode tentar. So cuidado pra nao girar o moedor tempo demais.

      Beijo

      Renata

      • Fernanda disse:

        Posso pedir uma indicação sobre desidratador? Estou querendo há tempos comprar… Fiz os chips duas vezes e ainda não acertei o ponto, pois onde passo mais molho (cobri como vc fez no vídeo), fica mole e o restante queima, não consegui deixar os chips crocantes por igual. De repente um forno bem, bem baixo, por mais tempo, mas ainda não testei. De qualquer forma, mesmo meio queimados, todos comeram e adoraram. O marido falou: Isso é promissor!

      • renatarea disse:

        Fernanda tudo bem? Uma dica para as folhas ficarem mais crocantes é massagear as folhas com o creme e escorrer bem o excesso. Tbem fazer o creme mas fino, com agua. E sim, forno bem baixinho.
        Quanto ao desidratador eu uso o Excalibur que comprei pela Amazon. Aqui sei q vendem mas é bem mais caro. Vc tem como trazer de fora?
        Abraco
        Renata

  2. Fernanda disse:

    Oi, Renata. Vou testar assim na próxima semana. Queria mandar um email para evitar de encher sua caixa de comentários com minhas dúvidas-respostas, mas não encontrei, então vou colocar aqui mesmo…. Vi o Excalibur e realmente é caro, pois não tenho oportunidade para trazer de fora. Meu marido é um curioso e ele se dispôs a entender um pouco do mecanismo para tentar fazer um desidratador pra mim… quem sabe?! Estava querendo investir em um Vitamix (conhece?), mas pelo preço, também fico cheia de dúvidas. Um beijo!

    • renatarea disse:

      Oi Fernanda, meu email é renatarea@terra.com.br. O excalibur é uma caixa com um ventilador no fundo e varias gavetas, prateleiras. Acredito existirem tutoriais no you tube de como fazer – dehydrator.
      Quanto ao Vitamix, tenho o primo, o Blendtec. São excelentes. Eles e o meu processador/centrifuga da Walita sao minha salvaçao!!! Uso muito! Bjs

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s