Torta de Maçã e Canela

Ok, vocês venceram. Queria postar outras coisas antes desta, mas todo mundo quer a Torta de Maçã e Canela saudável que aprendi no meu curso no Living Light Institute.

Vamos falar um pouco sobre doces em geral? O princípio do doce é ter açúcar ou mel ou agave ou até adoçante. Na culinária RAW, nós pouco usamos farinhas (talvez a de aveia ou trigo sarraceno RAW, de kamut – um grão ainda não encontrado no Brasil, a de farro), mas a maioria dos doces RAW tem como base alguma oleaginosa ou seja nozes, castanhas, avelãs, macadâmias. E aí a coisa complica… não são doces levinhos. Eu mesma comi um pedaço grande de cheesecake na nossa “formatura” e fiquei empanturrada até a noite. Alguns doces eram mais leves, tinham uma alga chama Irish Moss, ainda pouco ou não encontrada no Brasil. Tentei comprar por aqui e desisti… Trouxe de fora mesmo. O Irish Moss é uma gelatina de algas e dá leveza aos doces. O agave ou as tâmaras continuam lá para adoçar. Muitas vezes o açúcar de coco também, o xarope de Yacon.

Sobremesa muito muito leve não existe… as próprias frutas quando digeridas após uma refeição com proteínas ou carboidratos podem atrapalhar a digestão. Há várias linhas de alimentação que recomendam que as frutas sejam digeridas sozinhas. Eu nem sempre consigo manter a regra. Uso frutas em saladas e adoro. Mas tento…

Sobremesa é para ocasiões especiais… a não ser uma fruta batida com polpa de coco verde para fazer uma mousse leve e bem RAW ou VIVA ou para os que gostam e usam um iogurte batido com frutas.

Mas doce traz a lembrança da infância, a saudades de ser pequenino… e precisamos tanto alimentar nosso corpo quanto nossa alma. O perfume da torta de maçã tradicional é divino. E o desta torta VIVA não fica atrás. A canela com seu aroma de outono, fecho os olhos e me transporto para Rua Dr Melo Alves, onde morava quando criança. Saudades…

A torta é absolutamente fresca, textura muito especial. Em um tupperware de vidro bem fechado dura até uma semana na geladeira mas é bem melhor degustá-la no próprio dia. E para cortar usar uma faca de serra grande. Esta faca é perfeita para pães e sanduíches. E cortar fazendo um zigue zague bem devagar.

Torta Viva Maçã e Canela

TORTA VIVA DE MAÇÃ E CANELA

Crumble (Massa)

1 xícara de uvas passas

1 xícara de amêndoas deixadas de molho por 8 horas e desidratadas ou torradas no forno

1 xícara de nozes deixadas de molho por 8 horas e desidratadas ou torradas no forno

1 colher de chá de extrato de baunilha

Camada de maçãs

6 maçãs sem caroços, cortadas no meio e depois cortadas no mandolin ou ralador bem fininhas. Pingar com gotinhas de limão para não escurecerem

Glacê de Canela

1/3 xícara de açúcar de coco ou palm sugar ou açúcar mascavo peneirado

1/4 de xícara de óleo de coco aquecido até ficar líquido

3 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de sopa de canela

PREPARO

1. Para preparar o crumble: Colocar as uvas passas e amêndoas no processador, processar até estar granulado. Cuidado para não ficar uma pasta. Colocar as nozes, a baunilha e processar novamente. A mistura tem que ficar granular. Reservar. Cortar as maçãs e pingar limão para não escurecerem.

2. Para montar a sobremesa: Colocar metade da mistura (aproximadamente uma xícara) da mistura no fundo de uma forma de fundo falso de 24 cm e distribuir igualmente. A massa não deve ser pressionada com força.

3. Dividir a macã em duas porções, deixando as mais bonitas para a finalização. Colocar a metade separada em camadas.

4. Bater o açúcar, óleo de coco, suco de limão e a canela para formar uma pasta uniforme e com textura de calda. Passar um terço da mistura na primeira camada de maçã que já está na torta.

5. Colocar a outra metade do crumble sobre a maçã e pressionar levemente.

6. Colocar a outra camada de maçãs de maneira bonita (pode ser circular, pode ser formando desenhos) no topo e pincelar com o restante do glacê.

8.  Se quiser pode decorar com nozes quebradas.

PS. Caso o glacê endureça, aquecer em banho maria

DIVINA, MARAVILHOSA E VIVA!!!!

2 comentários sobre “Torta de Maçã e Canela

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s