Feliz Ano Novo! Vamos comer melhor?

Feliz 2013! Que o novo ano traga muita alegria, vida saudável e paz na vida de todos nós.

O ano que passou foi muito intenso e repleto de novidades na minha vida. O amor pela alimentação, gastronomia foi premiado com um curso bem bacana de chef de cozinha no Atelier Gourmand. O curso tem bom material, baseado na culinaria francesa. Pratiquei muito, não perdi uma aula e me formei com menção honrosa. Conheci pessoas maravilhosas e me diverti demais na aulas com o jovem e excelente chef Thomaz Leao. Também tive aulas de panificação e confeitaria com o competente Ramiro Bertassin. Foi uma experiência marcante e o empurrão que faltava para eu entender de forma clara e definitiva que minha relação com a comida é maior do que alimentar minha famíia e meus amigos. Parto agora para uma nova experiência, vou buscar pelo mundo uma formação em culinária natural. Estudo há anos através de livros, internet, pequenos workshops, conversas com médicos e nutricionistas, pesquisa de várias linhas de alimentação. Tenho uma boa bagagem, mas um longo caminho pela frente.

A intenção é clara, tornar este blog o mais completo possível, dar aulas e publicar livros no futuro. Apesar de amar a culinária de forma geral meu coração bate mais forte se a comida além de dar prazer, fizer bem ao corpo e tornar a qualidade de vida melhor. Vou dividir muito do que conheço e do que ainda vou aprender com meus leitores.

Sempre quis ajudar as pessoas a terem uma boa qualidade de vida. Espero contribuir muito para que isto aconteça. Não sou nutricionista nem cientista. Sou uma chef curiosa e que não sossega até entender porque vale a pena mudar este ou aquele determinado hábito.

Para um começo seguem algumas sugestões simples e que estão ao alcance de todos. São repetecos de posts antigos, com algumas novas pitadas. Mas a filosofia é a mesma – muito de alimentação saudável e mudanças de hábitos.

– procure usar alimentos orgânicos sempre!

– o bendito suco verde com verduras orgânicas todos os dias, não vivo sem. pela manhã prefiro o suco coado ou centrifugado, que livre das fibras é absorvido rapidamente pelo corpo. um banho de vitaminas e sais minerais. melhoram pele, intestino, tudo! receita rapidinha – 3 folhas de couve, 1 cenoura, 1 inhame, um punhado de salsinha ou coentro, para quem nao vive sem doce vale colocar 1 beterraba pequena ou uma maçã.

– proteínas animais, leite e derivados. não vou tentar convencer todo mundo a se tornar vegetariano do dia para noite, eu mesma não sou. mas gente, proteína animal, todo dia e muitas vezes até 3x por dia, não dá! pense comigo – cada pedacinho de carne fica um bom tempo no intestino, imagina o congestionamento! e o leite + queijos, uma verdadeira cola, no intestino, criando muco e atrapalhando sua vida.

– tá, você vai dizer, que moça chata… todo mundo faz isto há anos. veja bem, toda esta comidinha da vaca, frango, leitinho… todas vacas e bois confinados, tomando hormônio, comendo muito mais que capim, as vacas tomando antibióticos porque tem que dar muito mais leite do que naturalmente aguentam… onde está tudo isto? no seu corpo oras bolas. e você vem falar que tem uma dor de cabeça ou uma sinusite que não melhora, colesterol alto… e dá-lhe remédio. onde está a inteligência para se alimentar?

– coma um bom prato de arroz integral (deixado de molho no dia antes de cozinhar) e feijão (também deixado de molho no dia anterior ao cozimento, com a água do moho descartada) com verduras e legumes no vapor para acompanhar e me conte se ficou com tanta fome por não ter um pedaço de boi no prato.

– use amendoas, nozes, castanha do pará para fazer lanchinhos saudáveis. mas atenção, uma mão rasa delas é o suficiente. não faça como meu querido marido que achava que um pote de 200 g seria saudável… aí não dá!

– coma salada. atenção, não são duas rodelas de tomate, três de pepino e quatro folhas cheias de molho pronto… isto não vale! coma um pratão de salada orgânica. grande, com várias cores. sua fome para o próximo prato vai diminuir e você vai se sentir muito melhor! molhos com limão, azeite (pouco), tem outras receitas no blog de molhos, prometo um post só sobre eles! vale bater meio avocado com limão, um teco de água, cebola ou gengibre e sal, pode colocar coentro, salsinha, pimentas e jogar sobre a salada. e a granolinha salgada, tenho feito desidratada, mas até a assada é melhor que croutons de pão.

– nem preciso falar, álcool, fritura, massa folhada, farinha branca, arroz branco, açúcar devem ser a exceção e não a regra da sua alimentação.

– frutas, ótimas fontes de vitamina. se puder deixe-as para os lanches, usadas como sobremesa fermentam e atrapalham a digestão. a não ser que sua refeição seja somente vários verdes e frutas numa linda salada, aí sim, os verdes e as frutas convivem bem juntos.

– líquido na refeição – evite!!!! meia hora antes ou uma hora a a uma hora e meia depois.

– o mais polêmico talvez – o café. eu gosto. muito. mas estou tentando evitar depender dele. num post mais elaborado vou falar sobre os alimentos que acidificam o organismo. ele é um deles. deguste o seu. tente tomar puro. eu cortei adoçantes (fora a abençoada stevia) da minha vida. veneno em pacotinhos, com nome bonitinho. o café puro com um leite bem grosso feito de amêndoas ou avelã fica delicioso. estou deixando o café para alguns dias especiais.

– refrigerante ou veneno em garrafinhas. confesso que adorava, estou sem há 2 anos e meio. outro dia resolvi tomar. uau, me senti instantaneamente mal. já pensou que é químico puro? veja o ph dele – coca zero 2,4 se não me engano. nós devemos funcionar bem com um ph ligeiramente alcalino, maior que 7. e aí como você acha que seu corpinho equilibra as 10 latinhas de coca zero que você toma por final de semana? desmineralizando seus ossos, retirando as reservas de sais minerais do seu corpo. faculdades de medicina – ensinem seus médicos a alimentar seus pacientes!!! já vi endócrinos “liberando” coca zero em dietas. para que estudar 10 anos e não saber nem como comer?

– e se você me perguntar sobre as crianças… ai meu Deus. tento controlar como dá. difícil. salsicha… outra porcaria que damos para nossos filhos. relaxei quando estão fora de casa. aqui, posso fazer da melhor forma. em festas, finais de semana, negocio de cá, eles negociam de lá. e não escondo, algumas coisas realmente fazem mal.

– e eu? bom, passei ano passado comendo tabletes de manteiga e litros de creme de leite devido ao meu amado curso. foram bons kgs a mais. estou aos poucos mandando eles embora. e vou dizer, como é mais fácil ganhar estes malditos que mandá-los para bem longe de mim. nem preciso dizer que não comprei mais creme de leite, leite integral, manteiga, peguei até um certo trauma. eles não faziam parte da minha vida cotidiana antes e não vão fazer depois. abro exceção para ghee, uma manteiga clarificada que resiste bem ao calor. tem gente que adora laticínios, porque nunca tentou viver sem eles e ver como se sente melhor… não tem jeito, não somos bezerros, leite é comida de neném.

– e o meu prato predileto… é risoto… como às vezes, adoro! faço um muito bom! mas não dá para viver assim todo dia né? vez ou outra… hum…

– melhorando alguns pontos da alimentação pode ter a certeza que sua vida vai melhorar! e aos poucos você vai ter prazer em viver melhor!

Nos próximos posts mais sobre boa alimentação, lembrando que isto é uma miscelânea para melhorar o nosso cotidiano. Vou me aprofundar mais e mostrar as várias linhas que já estudei, tem tanta coisa interessante, é bom demais aprender a viver melhor!

2 comentários sobre “Feliz Ano Novo! Vamos comer melhor?

  1. Mariana disse:

    Ameeeei Re! Que máximo!!! Concordo totalmente com vc! Estamos precisando muito dessa “orientaçao alimentar”!!!! Virei sua fã!!!! Quero aprender tudooo!! Vc poderia fazer treinamento de cozinheiras!! Faz??
    Tenho certeza que vc vai ser um sucesso!!! E vai ajudar muitas pessoas a transformarem suas vidas para melhor!!! Parabéeens!!!!
    Mil beijos,
    Mari

    • renatarea disse:

      Mari querida, tudo bem? Que bom que gostou! Em breve devo ter treinamento sim. Mas preciso organizar tudo antes. A mudança foi repentina e ainda estou me ajustando a nao ser mais fotografa de festas e sim chef e fotografa de comidas. Rsrsrs. O que mais quero é ajudar as pessoas a terem mesmo uma vida melhor!

      Bjs e obrigada pela força!

      Re

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s