Almoço Saudável

Hoje pedi a minha ajudante para deixar uma quinoa de molho logo cedo. O ideal seria deixá-la de molho de um dia para o outro para ativar suas enzimas tornando-a mais digestível. A lavagem da quinoa é muito importante pois ajuda a tirar a saponina, uma camada amarga que ela apresenta naturalmente. A quinoa está disponível em Sao Paulo há cerca de uma década. A quinoa é uma planta nativa da Bolivia e apresenta boa quantidade de proteína, carboidratos, ferro, fósforo, cálcio e fibras. Substitui qualquer outro grão – arroz, cevadinha, trigo…

Para completar o almoço preparei um tofu delicioso e comi uma salada bem bonita.

Salada de Rucula, Tomate, Avocado e Broto de Feijão

Folhas de rucula

1 Tomate

1/2 avocado

1 punhado de broto de feijão

Esta saladinha linda, com uma granola salgada (está no blog nas receitas anteriores) e um molho básico é um excelente começo para uma refeição.

A rúcula é rica em vitamina C e ajuda a depurar o sangue, melhora o corpo como um todo e é diurética.

O avocado é considerado um super alimento, possui gorduras monoinsaturadas que ajudam a aumentar o bom colesterol, é rico em vitaminas antioxidantes como A, C e E e contém muita vitamina B6. Excelente fonte de energia.

O velho e bom tomate é rico em licopeno que ajuda na prevenção dos canceres de pulmão e próstata além de fazer bem ao coração. Procure comprá-lo orgânico, se não encontrar, o melhor é deixá-lo amadurecer na fruteira, pois quanto mais distante da colheita mais se dissipam os agrotóxicos. Deixar de molho por 15 minutos em uma solução de 1 litro de água e 2 gostas de Hidrostéril (higienizador de verduras encontrado em mercados) ou 1 litro de água e 1 colher de água sanitária.

O broto de feijão é outro super vegetal, considerado alimento vivo pois é germinado (pense no feijãozinho que plantamos na água e algodão quando crianças, lembra-se do grãozinho voltando a ter vida?). Para consumi-los cru lave em água fervente por 20 segundos. Rico em vitaminas do complexo B e vitamina C. Mais um alimento excelente!

O prato do almoço

Quinoa com batata doce e abobrinha

1 xícara de água

2 xícaras de quinoa

1 batata doce pequena

1/2 abobrinha

1 colher de sopa de cebola

1 colher de sopa de óleo

sal a gosto

Deixar a quinoa de molho da noite para o dia.

Cozinhar a batata doce e picá-la. Reserve.

Cobrir a quinoa com água fervente e cozinhar em fogo médio até a água secar. Diminuir e deixar em fogo baixo. O processo todo deve demorar entre 10 e 15 minutos. Teste para ver se está cozida mas ainda com textura.

Refogar a cebola, ao ficar dourada, refogar  a abobrinha picada. Adicionar a batata doce e a quinoa. Está pronto!

Pode variar os legumes, cenoura, tomate, os mais firmes sempre devem ser cozidos ou refogados primeiro e os macios como tomates, abobrinhas depois.

Tofu mexido com cúrcuma, manjericão, pimenta dedo de moça

1/2 tofu orgânico

1/2 pimenta dedo de moça

1 colher de sopa de manjericão picado

1/2 colher de ciboulette picada

1 colher de sopa de cebola picada

1 colher de sopa de azeite

sal a gosto

Esmigalhar o tofu com as  mãos (uma delícia!).

Refogar a cebola no azeite, adicionar o tofu, a cúrcuma e mexer bem. Mexer por alguns minutos e adicinar o sal, a pimenta dedo de moça picada, cebolinha e o manjericão. Saboroso e colorido!

Também dá para usar a imaginação e mudar a cúrcuma por curry, paprica, e o manjericão por coentro, salsinha. Até colocar uma fruta seca picada, ou tomate, legumes.

A cúrcuma é outra maravilha – anti-inflamatória, antioxidante, digestiva e auxilia na digestão (a lista é longa).

O tofu passou de mocinho para um alimento a ser consumido com moderação já que temos excesso de soja na alimentação. Fica uma dica NÃO dê ADES (leite de soja) com frequência para seus filhos. Eles tem fitohormônios em excesso e alguns estudos indicam que ele acelera a menstruação nas meninas e pode desenvolver as mamas dos meninos. O Brasil planta tanta soja que a utilizamos em muitos produtos (olhe os rótulos) e o excesso dela pode causar alergias. Já foi desmistificado o benefício dela na reposição hormonal e ela ainda pode atrapalhar o funcionamento da tireóide. A dose máxima por dia seria de 50 mg de isoflavona por dia (vide reportagem da folha “Excesso de soja na alimentação”). Procure sempre o tofu orgânico para evitar consumir soja transgênica e use moderadamente.

Aliás ando pensando muito na nossa alimentação e acredito que precisamos variar muito o que comemos para obtermos os benefícios de todos os alimentos saudáveis e moderarmos os “venenos” escondidos nos alimentos. E acredito mesmo, os orgânicos tem uma vantagem sobre os outros. Tento comprar tudo que posso de legumes, vegetais e as poucas frutas que encontro.

Aproveite as receitinhas e me conte depois!

Um comentário sobre “Almoço Saudável

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s