Dicas para melhorar a alimentação das crianças

Volta as aulas, lanches, pedidos de doce e refrigerante durante a semana… Ai meu Deus!!!

As crianças testam mesmo, vão tentando até conseguir. Aqui em casa eu tento ser rígida com alguns princípios. Sou mãe de um comilão inveterado e uma menina super seletiva e que ama porcarias. A luta é bem intensa, mas eu tento, ai se tento.

Algumas dicas:

  1. Não compre o que não quer que eles comam… ou esconda. O que os olhos não vem o coração não sente.
  2. Regras claras – refrigerante só no final de semana ou em festas. E quando tem festa demais, tem que escolher em qual vai tomar. E pros gulosos como o meu filho que nao sai da festa sem bolo, só dois ou tres docinhos… Se deixar ele come uns 10!!!
  3. Tem que comer salada, pelo menos uma vez por dia.
  4. Fruta – de manha (ou suco), no almoço, se possível no lanche e no jantar. Tente, eles acabam gostando.
  5. Tente trocar parte dos carboidratos refinados pela forma integral – arroz, pão.
  6. Use quinoa – em grão ou o macarrão, também use macarrão de arroz, de milho, de farro, qualquer variação para não usar sempre produtos trigo.
  7. Ovos de codorna na salada – são um alimento altamente energético, e as crianças acham bonitinho.
  8. Sobremesa é fruta, deixe os bolos, doces para o final de semana.
  9. Incentive os sorvetes de fruta.
  10. Biscoitos, bolachas… tente o integral, caseiro, os industrializados são lotados de conservantes.
  11. Aqui em casa eles tem paixão por suco de caixinha, eu só compro de maçã e de laranja sem açúcar, mas sempre que possível, fazemos de fruta natural.
  12. Para adoçar suco de maracujá e limão, use stevia, fica ótimo e eles se acostumam. A stevia é uma planta naturalmente doce e boa para o organismo.
  13. Danoninho é alimento com corante, conservante. Tente usar iogurte caseiro com fruta – Receita de Iogurte Caseiro (1 litro de leite fresco, 1 pote de coalhada, ferva o leite e deixe abaixar a temperatura até que na pele esteja morno. Misture a coalhada, coloque num recipiente com tampa, se estiver frio, embrulhe em um cobertor e coloque no forno desligado. Se estiver calor, só colocar no forno desligado. Demora umas 12 horas).
  14. Leve as crianças a feira, mercado, deixe eles escolherem entre opções saudáveis, e para não torturar deixe eles levarem 1 guloseima para o final de semana. E entre bala e chocolate, o segundo é melhor, tem leite, cacau… e bala??? Só corante, açúcar…
  15. Para os que nao tem alergia – Nozes, amendoas, pecan, castanha do pará, castanha de caju, soja torrada, são um bom petisco para o lanche, alterne com polvilho, biscoitos integrais, pão de forma ou pão francês integral. Evite amendoins, são a menos saudável entre as oleaginosas.
  16. Use chocolate em pó organico ou até mesmo cacau em pó adoçado com mel para o leite, evite o Nescau, repleto de conservantes.
  17. Para as crianças que almoçam na escola, assegure um jantar saudável com uma salada colorida, um prato bom de carboidrato integral e proteína preparados com pouca gordura.
  18. Não frite batatas. Cozinhe elas inteiras, tire a pele, corte em palitos, espalhe azeite e sal em uma forma, role as batatas e asse até formarem uma casquinha, as crianças amam.
  19. Pastéis assados (uso a massa Mezzani) são uma variação aos fritos. Fazemos em casa uma vez por semana, de carninha moída ou queijo prato light. Pra que fritura??? Deixe para datas comemorativas.
  20. Uma ótima forma de empanar alimentos é triturar corn flakes (flocos de milho), passar o frango, carne ou peixe em uma clara de ovo batida, depois no corn flakes triturado e assar ou refogar com pouco azeite.

E para finalizar, li um livro bacana chamado Eat Clean Diet for Family and Kids (somente disponível em inglês), ele tem excelentes diretrizes alimentares para toda a família. Duro seguir todas, mas dá para seguir muitas!

Boa sorte e boa volta as aulas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s