Dicas de como comer de maneira mais saudável

Oi queridos

Uma amiga de escola me perguntou outro dia como ela poderia mudar alguns hábitos para ter uma alimentação mais natural.

É uma tarefa que exige algum empenho… mas é muito mais fácil que aprender a andar de bicicleta…

A base de uma alimentação saudável é evitar qualquer alimento que precise de conservantes, químicos… quanto menos industrializado e mais próximo da natureza melhor.

1. Verduras e legumes orgânicos, frutas da época (evite as frutas importadas… já pensou quanto tempo elas levam para chegar aqui, sempre em camaras refrigeradas???).

2. Quanto aos grãos, feijões, grão de bico, lentilha, ervilha. Não podem faltar a mesa.  E sempre deixe-os de molho a noite para serem cozidos de manhã, neutralizam-se os gases devido ao processo de germinação que se inicia. Use folhas de louro, cominho e gengibre também para auxiliar uma melhor digestão

3. Tome um suco de verduras pela manhã. Pode ser com couve, mas também é interessante variar usando outras combinações, algumas sugestões                                                          

  • salsao, maçã verde e hortelã
  • melão com manjericao e couve
  • pera com água de coco e hortelã (que tal gengibre neste também?)
  • pepino, tomate, abacaxi

4. Consuma moderadamente leite e queijos, apesar de muitos apregoarem que leite é fundamental, já foi comprovado que o excesso de laticínios favorece o aumento de muco, sinusite, rinite, todas as doenças respiratórias, tanto a lactose quanto a caseína (proteína do leite) são de difícil digestão para os seres humanos

5. Varie os tipos de cereais, não coma somente trigo – macarrão tradicional e pão, o gluten é um alimento inflamatório, mesmo quem nao tem intolerância pode ter reaçoes ao excesso de consumo. Aveia, farinha de aveia, flocos de milho, fubá, arroz integral, farinha de arroz integral, polvilho (derivado da mandioca), tapioca… Sao muitas as possibilidades

6. Evite os refrigerantes, e modere até mesmo os sucos de fruta, prefira comer a fruta, as fibras são melhor preservadas e auxiliam no funcionamento intestinal

7. Carnes… sou suspeita, como raríssimamente, desde os 16 anos. Acho um alimento YANG demais (gera uma energia agressiva, quando comido em excesso, e a digestão então)… Meu pediatra pede que as crianças comam no máximo 3 x na semana, sempre no almoço e cortes magros.  Frango, somente orgânico ou caipira. Peixes, variados… Ovos orgânicos , sou fã, acho um super alimento! O legal é não comer sempre a mesma coisa, varie!

8. Caf’é – eu gosto muito, mas tomo super pouco, limite de duas xícaras por dia (às vezes 3). E sempre fresco, o café na garrafa térmica fermenta, faz mal, dá azia…

9. Chás naturais, uma paixão!!! São tantas as possibilidades, vou escrever o próximo post sobre eles!

São 9 dicas e mais uma preciosas – tente passar alguns dias por mês comendo somente legumes e verduras leves, quinoa, sem alimentos animais, o corpo e a saúde agradecem! Sopas, saladas, risoto de quinoa com vários vegetais… Sucos de frutas leves, sua energia será outra!

Divirtam-se! Pensem nas cores, façam pratos coloridos… Comer é um prazer!

3 comentários sobre “Dicas de como comer de maneira mais saudável

  1. Ale disse:

    Re, vi que você comentou que da carne só 3 xs na semana para os kids ?? Como que varia o prato deles sem a carne ? Minha Isabela é carnívora igual ao Rich, já a Manu nem tanto, mas não sei o que substituir…..help me find something for them. Eu também não sou fã de carne !!!!
    Beijo

    • renatarea disse:

      Ale, vc faz frango, peixe, fritada de legumes, macarrao só com bolinha de queijo, dá pra variar sim. Os meus acabam comendo frango organico de diversas formas nuggets caseiros, hamburguinhos, frango crocante (cortado de comprido, passado no ovo e na farinha de corn flakes – é’só bater rapido no liquidificador). Faça pizzinha de ovo, coloque legumes ralados e queijo muzzarela light rasgadinho). O Marcelinho come até proteina de soja… ela é punk, super seletiva, come pouca variedade…

  2. Ale disse:

    Thanks Re, peixe e frango eu também faço, o negócio é variar, mas aqui eu tenho até que bater na madeira, pois comem tudo !!!!!
    Beijo e continue aproveitando sua viagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s